Postagem em destaque

COISAS DA VIDA

Querida Rita Lee, sempre achei que seu nome era um pseudônimo. Quem poderia ter sido registrada com um nome TÃO legal?? Sempre te achei lind...

quinta-feira, julho 14, 2011

PALAVRAS INDIGESTAS

link utilizado como pesquisa:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cem_palavras.pdf

Estamos na era da Gestão... da realidade global, do uso racional, da valoração individual ou coletiva. Da estratégia de integração das bases nacionais e de fomento à articulação e cooperação interinstitucional para desenvolvimento de inteligência competitiva e colaborativa, e que tem a ver com gestão do conhecimento. Estamos na era das práticas sustentáveis, do repositório de conhecimento...

Formas de expressão e paravras enfadonhas, rebuscadas de sei lá o que tão desnecessárias, uma vez que são derivadas do que já existe... ao mesmo tempo demonstram que quem as utiliza é inteligente... como pode??? Pois eu não gosto e vou colocar aqui hoje palavras da era da gestão e que eu não aguento mais ouvir. O gerúndio também ofende meus ouvidos. Vamos a elas:

"capacitação, otimizar, sustentabilidade, transformabilidade, gestão, gestor, organizacional, estratégicos, foco, auditagem, feedback (e todas as palavras que as pessoas utilizam para se expressar em inglês porque sei lá, é mais cool), especificidade, corporativo, valoração, significância, repositório, implementação, mediação, titulação, resolubilidade, integralidade, equidade, hierarquização..."

CASO À PARTE - HUMANIZAÇÃO
Eu e meu companheiro dos Plantões aos Sábado, estávavamos conversando sobre o ser humano e eu disse: sabe, o ser humano é, em totalmente mau. Faz parte da natureza humana, é algo instintivo ser mau e é uma luta interna tentar ser bom. Foi um desabafo. Então ele me respondeu: "uma das missões do hospital é a humanização que deveria significar um tratamento de respeito ao paciente, carinho e qualidade. Mas, como você disse o ser humano é mau. Inventar a palavra Humanização e usá-la para que ela seja sinônimo de "Algo Bom" é, no mínimo, uma arbitrariedade... por exemplo parto humanizado é um parto cheio de dor, sem nenhuma anestesia. No mínimo desumano. Parto Natural seria mais adequado. O tratamento nos Hospitais públicos realmente é humanizado e aqui não é exceção. A palavra Humanização não tem nada de bom porque o ser humano é mau."

Eu não gosto da palavra humanização. Não gosto também de transparência.


Outro dia fui participar de um curso e, de repente, o Palestrante disse "desfazimento". Conversando com a Vera ela me informou que tal palavra é muito utilizada em termos jurídicos... mas eu não gosto dela também.

Aí, a Tereza me ligou... O lema dela é "Beth, tem que agregar". Ela, além de mulher e trabalhadora, atualmente exerce muitas funções (pois sempre está agregando):  Enfermeira, Nutricionista, Bruxa Malvada, Médica, Fisioterapêuta, Psicóloga, Chata, Cuidadora, Louca, Esposa e Mãe, além de ser uma amiga muito legal, inteligente, plugada e muito louca. Conversando com Tereza da praia, mencionei o tal curso (que foi muito bom por sinal) e, no meio de tantas palavras tão inteligentes ou que demonstram que as pessoas que as utilizam são tão inteligentes, inventamos "putabilidade" (não confundir com puta habilidade). Poderemos usá-la em lugar de putaria.
Ex.: Tudo isso não passa de muita putabilidade!
 
OBS: achei este blog por acaso que pode ajudar a entender alguma coisa.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui seu comentário.

Publicações